Red Neck - 5° (VII) E2 185 MTS

 Relembrar essa conquista me faz querer sentir e viver tudo isso novamente, arrepia ao parar e forcar a cabeça p ‘voltar no tempo’...



Os últimos 2 anos foram intensos e chegou a hora de tomar rumo novamente; Dentro do universo da escalada existe vários universos, é complexo, o fim é o mesmo, “ESCALAR” , “movimentar-se na vertical” mas as diferenças são gritantes entre todos os estilos: bolder, esportivas, tradicionais e de grandes paredes entre vários outros...
 Escalada é uma coisa só, a quantidade e a forma como você escala quer dizer sobre você, a maior expressão de liberdade.

Não tenho praticado hoje o que mais representa minha essência.

 Meu sonho são as grandes paredes por isso essa linha tem grande significado, sendo até aqui a maior que pude conquistar.

Era pandemia, no inicio do ano me dediquei só pra escalada, com o plano de fazer algumas paredes em Luminosa – MG, dentre conquistas, descobertas e primeiras repetições aquele ano seria bem mais complicado com essa ‘surpresa’ que o mundão prepara.

Junho de 2020, ‘roletano’ pelas bandas de Luminosa, seguindo pelo trecho do Caminho da Fé, conhecido como ‘Quebra Perna’ você se depara com a montanha do Cruzeiro que tem algumas faces rochosas onde bivacamos em frente a face leste, enxergando ali uma possível linha natural com fendas e inclinação bem interessante..

No dia seguinte, 07 junho saímos por volta das 10h de São Bento com equipo p dormir mais 1 noite em frente da parede e se der, iniciar a conqusita... Saímos tarde, sem pretensões... Saímos do carro por volta das 15h pra acessar a base da parede e encontrar a linha que miramos, o trecho de mata é curto, você sai da estrada no ponto em que ela fica mais próxima da parede e caminha cerca de 10 – 15 min e já esta na base da via.
Acertamos de primeira esse pequeno aprouche e voltamos pegar os equipos pra ver o que a escalada nos reservava.


 1 ° Enfiada V SUP E2 – Saindo de um trepa mato fácil você já encontra algumas proteções e vira um platô de mato pra direita, e ai vc tem um lance protegido por peças pequenas e delicadas, deve dar V SUP avistando assim à uns 2 metros pra cima uma fenda e boas colocações, nesse trecho a conquista já nos cobrou decisão, tive vontade de instalar uma chapa mas como avistava a fenda com possíveis colocações, paguei p ver e fui, ufa ‘deu bão’... logo depois a via segue por uma chaminé toda protegida em móvel, um presente logo de cara, foi conquistada toda em livre com certa rapidez e apenas uma fixa para parada P1 (mista) 25MTS.



 2° Enfiada III  – A via segue por uma fenda que te leva pra esquerda, é bem positiva e com boas proteções, já no final da fenda, saia para direita virando o mato você estica pra cima ate avistar um bloco bem grande ou arvores, ao lado dele vc tem uma argola onde equalizamos uma peça grande em baixo do bloco P2.  IIISUP 35MTS (essa parada pode ser feita em arvores e na sombra já que esta num grande platô e o bloco onde batemos a argola fica tomado por mato no verão.) 35MTS


Nesse trecho da via você esta num grande platô de mato e arvores, siga até a base da parede e desça para direita, há uns 20 metros margeando a parede você encontra a 3° enfiada com uma fenda seguida de 2 chapas.

 

3° Enfiada VII E2 (A0)  – O crux da via, nesse trecho a conquista foi feita em artificial A0/VII. Em artificial você consegue colocar a primeira proteção subindo num Cliff de buraco, em livre você consegue proteger uma NUT , BEM ALTA, na fenda e ai os lances mais técnicos da via. (lance que recebeu uma chapa a mais, sendo que na conquista em artificial ficou muito esticado pra livrar).
Saindo das chapas você entra numa sequencia de canaletas onde pode ir protegendo até alcançar mais 2 chapas e avistar o ‘Buracão da Wolks’ a parada esta logo abaixo dele, a esquerda. P3 30MTS (FIXA)

4° Enfiada VI SUP 30MTS – Essa enfiada foi aberta toda em artificial com Cliff de buraco e chapeletas.
Enfiada graduada em 6SUP com o crux saindo do ‘Buracão da Wolks’ você encontra pequenas agarras e movimentação bem técnica seguindo até uma parte mais vertical onde a via continua para ESQUERDA até a sequencia de chapas para o esticão final da parada. P4 (FIXA)

5 ° Enfiada V E2 – A partir dai já estávamos mais entrosados com a parede, ela vai ficando mais positiva e esticada. Saindo da parada você segue levemente pra direita atravessando o mato, avistando a primeria chapa uns 6 mts da parada acima do platô de mato, costura e sai p direita num lance pouco delicado pra subir num pequeno platô de mato para costurar a 2°  chapa depois um móvel (.5 BD) antes de um lance fácil até a ultima chapa para parada, a parada esta seguindo levemente p esquerda a partir da ultima chapa a esquerda de arbustros. P5 25MTS

6° Enfiada III E3– A parede tomba bastante, sendo um III constante, seguindo uma canaleta depois da saída você encontra 1 chapa, uma laca pra proteger em móvel (único ponto q pode ter marimbondos) , depois mais uma chapa antes de virar os últimos trepa mato, tocando para esquerda você encontra a ultima chapa da via em baixo do negativo final, onde você contorna para esquerda. P6 40MTS


Nesse trecho final depois da chapa você consegue assegurar o guia através da chapa final.

7° Enfiada é um trepa mato seguindo pra esquerda da chapa, dropa um lance pequeno depois segue reto p cima. (nesse esticão não tem como se comunicar). 


Agora no cume você segue a crista da montanha, se seguir por cima/sentido direita vai chegar a Cruz do Cruzeiro de Luminosa. A descida é feita contornando a montanha por trás, atravessando uma grota até o mangueiro/cerca que enxergamos a esquerda quando chegamos ao cume.

 

 Du é a parceria certa pra essas missões, é maluco como ele consegue por energia nessas idéias e adaptar rápido com funções complicadíssimas. Uma das pessoas que no inicio me possibilitou toda essa vivencia, por isso confio de olho fechado. Foi com quem muito conquistei, não repetíamos linha, estávamos sempre conquistando highline. Du foi conheceu highline através do slackline no Rio de Janeiro. Em 2013 quando estava finalizando o Highline das Maritacas encontrei depois de anos, ai entao conheci caminhada, montanha, acampamento, highline e sempre soube que era o caminho pra escalada...


Essa linha foi a primeira vez que Du conquistou na ponta da corda, com móvel, Cliff, esticões em livre e tudo que tem direito.

Obrigado irmão.

Para informações, betas e repetições estou a disposição.


                                                                            
                                                                        Buracão da Wolks, apos a P3

                                                                          P5 Sexta Enfiada bem positiva.


P4 Quinta enfiada.
                                                                 
                                                               P1 Segunda enfiada, facil e toda em movel.

                                                                             Du limpando a 3° enfiada.



                                                       Vista da Parede com a terceira enfiada encordada.

Comentários

  1. Incrível Matheus
    Parabéns pela conquista
    Quero muito conhecer essa linha!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"6.13" 7b (IX) 60MTS